quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Seriedade e o Poder do Perdão


"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." Cl 3:13


Embora o perdão e o amor de Deus sejam ilimitados, há algo que pode nos impedir de receber esse perdão.


2.1. A falta de perdão nosso para com alguém se não perdoamos nosso irmão, Deus também não nos perdoa. "De algum modo misterioso, o perdão divino depende de nós".

"Jesus vinculou o perdão divino à nossa disposição de perdoar atos de injustiça". Pág 89

Mt 6:12,14,15: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 14. Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15. Se, porém, não perdoardes aos homens ( as suas ofensas ), tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.


"No Pai nosso, a simples condição do perdão que rogamos é o perdão aos outros das ofensas que fizeram contra nós."

 Se não perdoarmos sinceramente nosso irmão, Deus também não nos perdoará.

1 Jo 4:20 : Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Dorothy Day chega a ser enfática, quando diz: Eu realmente só amo a Deus na proporção em que amo a pessoa que menos amo. pág 165. Qual a medida do seu amor por quem você menos ama? Essa é a medida do seu amor por Deus.

Lc 17:4 : Se por sete vezes no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.


 

E se o irmão não pedir perdão nem se arrepender ?
Enquanto Jesus estava lá na cruz seus assassinos, que poucas horas antes o esbofeteavam e batiam-lhe com um caniço na cabeça, agora zombavam dele, dizendo: Você não é o Cristo? Salva-te a ti mesmo se és filho de Deus.
Em nenhum momento se mostraram arrependidos. Mesmo assim Cristo exclamou: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem ( Lc 23:24 ).A falta de arrependimento da outra pessoa não é desculpa para não perdoarmos. Em Cl 3:13 diz: Assim como o Senhor vos perdoou, assim também  perdoai vós. A medida do perdão de Cristo é o padrão para o nosso perdão.

Se não perdoamos nossa adoração não é recebida no céu. Às vezes estamos em pecado, temos consciência disso, mas ao invés de nos arrependermos vamos empurrando com a barriga. 

Muitas vezes em pecado vamos à igreja, ouvimos a Palavra e tentamos fazer Deus engolir goela abaixo uma adoração insincera.

O chamamos Senhor, Senhor, mas não fazemos o que Ele nos manda. Em Ezequiel Deus fala sobre isso
Ez 33:31-32 - Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. 32. E eis que tu és para eles como uma canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.Quando estamos em pecado, Deus não ouve a nossa oração; Deus não ouve as nossas palmas; Deus não ouve o nosso louvor.

AMÓS 4:4,5 : Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e de três em três dias os vossos dízimos; 5: e oferecei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai ofertas voluntárias, publicai-as; Porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus.Deus está dizendo: Vocês cantam porque gostam de cantar, não para me adorar. Vocês levantam as mãos, se ajoelham, lêem a bíblia, oram porque isso faz vocês se sentirem bem e não para me agradar.

5:21-23: Aborreço, desprezo as vossas festas, e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. 22. Ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei delas, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. E DESABAFA NO V 23. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras.6:5 : Cantais à toa ao som da lira, e inventais, como Davi, instrumentos músicos para vós mesmos. Is 29:13: Este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim. Em vão me adoram... Mt 15:,9bEu só estou advertindo, embora talvez não seja o caso de nenhum de vocês aqui. Nesse caso, ignorem o que estou dizendo. Mas se isso se aplicar a algum de vocês, é com você que eu quero falar agora.


Daqui a poucos minutos nós iremos cantar um hino com o grupo de louvor e se hoje Deus ainda não pôde receber sua adoração por algum motivo, eu gostaria que você prestasse atenção no que eu vou dizer, para que, ao cantarmos essa última música, o nosso louvor possa chegar até o trono de Deus como um sacrifício de aroma agradável.


Mc 11:15: E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.Mt 5:23: Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 23. Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.Se existe alguém aqui que você tenha ofendido ou que tenha ofendido a você, gostaria que você se dirigisse a ele e oferecesse perdão. Se é alguém que não está aqui, libere o perdão em oração, só você e Deus, prometendo que na primeira oportunidade você irá fazer com ele as pazes.

Retirado do site: http://www.estudosgospel.com.br/estudos/diversos/as-duas-faces-do-perdao.html
OBS: Ilustrações e citações estraídas do livro Maravilhosa Graça de Philip Yancey Editora Vida. Autor: Laurentino Aguiar

Postado por: Cindi

Nenhum comentário: